-->

5 de setembro de 2014

Mes de Ação Global pelas Sementes Livres, Soberania Alimentar e Democracia da Terra



"Nossas sementes são sementes de resistência. Vamos plantá-las juntos". 

- Vandana Shiva



A iniciativa da Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros é parte de um movimento global em defesa da liberdade das sementes. Acesse o nosso evento no Calendário da Aliança Global de Sementes Livres: http://seedfreedom.in/events/iv-feira-de-sementes-e-mudas-da-chapada-dos-veadeiros/

Convidamos você a se juntar a nós, e a outras tantas pessoas e comunidades em todo o mundo, dos dias 20 de setembro a 20 de outubro, para reafirmar nosso compromisso com as Sementes Livres, a Soberania Alimentar e a Democracia da Terra. Neste momento de crise global, enquanto o planeta enfrenta um colapso econômico e ecológico, urge a necessidade de imaginar e construir alternativas aos atuais modelos econômicos e agrícolas dominantes.

A Chamada à Ação em Defesa das Semente Livres, da Soberania Alimentar e da Democracia da Terra é um evento mundial que fortalece o movimento e contribui para transformar essas alternativas necessárias em realidade.

Vamos nos unir para retomar as nossas sementes e o nosso alimento como bens comuns, e proteger a soberania das nossas terras e da nossa herança cultural!

Como participar?

Você pode começar agora, espalhando a notícia e planejando suas próprias ações locais e eventos - seja criativo! Organize trocas de sementes, feiras de sementes e alimentos orgânicos, mutirões em hortas ou quintais, palestras, oficinas, debates, projeções de filmes...

Adicione o seu evento ao Calendário de Sementes Livres em seedfreedom.in.
Para eventos e ações perto de você acesse: http://seedfreedom.in/events/

Mensagem da Vandana Shiva

A cada ano que passa a crise do nosso planeta torna-se mais clara; estamos diante de um colapso social, econômico e ecológico nos quatro cantos da terra. A agricultura industrial degradou a nossa terra, destruiu a nossa biodiversidade e destituiu agricultores de sua cultura e seus meios de vida. Ao privatizar e patentear a semente, a velha economia criou uma crise ecológica e um desastre econômico. É imperativo que recuperemos as sementes, nossa terra, e nossa herança cultural como bens comuns. A cada ano que passa a necessidade de uma ação coletiva torna-se mais urgente, enquanto as soluções para essas crises tornam-se mais evidentes. Junte-se a nós enquanto nos comprometemos a defender a liberdade das sementes.

Principais Dias de Ação

Em 23 de setembro, o Secretário-Geral das Nações Unidas convocou a Cúpula do Clima, em Nova York. Os movimentos vão começar a se reunir por lá no dia 21 de setembro, para levar a mensagem de que a liberdade das sementes e agricultura orgânica oferecem as soluções mais eficazes para a questão das mudanças climáticas, tanto através da redução de emissões quanto pelo fortalecimento da resiliência. Ao salvaguardar nossas sementes, estamos salvando as sementes da resiliência ao clima, sementes que a natureza e os agricultores vêm desenvolvendo ao longo de séculos, e que a indústria da biotecnologia só quer piratear emitindo patentes. Apoie este movimento iniciando um Jardim de Esperança, onde quer que seja. Pequenos passos dados juntos por milhões de pessoas podem resolver grandes problemas.

No dia 29 de setembro, comemore o Dia Nacional do Milho com o povo do México, onde os movimentos sociais intensificam sua resistência contra o governo e o poder corporativo para proteger o mais sagrado dos muitos presentes dos povos indígenas do México para o mundo.

Ao salvaguardar nossas sementes, estamos salvando as sementes da nossa diversidade cultural. Comemore este dia celebrando as sementes e alimentos especiais que representam sua própria identidade cultural.

02 de outubro é o aniversário de nascimento de Gandhi, que nos deixou o legado de "Swaraj" – a liberdade de auto organização e "Satyagraha" - a força da verdade. Neste dia significativo comemoramos a "Semente Satyagraha" em todo o mundo, renovando nosso compromisso de desobediência civil contra as injustas leis de sementes.

13 de outubro é o Dia de Colombo, que muitos povos indígenas têm declarado como o Dia dos Povos Indígenas. Neste dia vamos honrar nossas sementes, pois são inseparáveis do planeta, da terra e do solo, que são a base para uma nova economia viva. Junte-se aos vários movimentos que estão protegendo nosso planeta, e semeie sementes de esperança para criar novas economias como co-criadores e co-produtores com a terra.

16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Deixe o mundo saber que a Liberdade das Sementes é a base da Liberdade do Alimento e da Soberania Alimentar. Deixe o mundo saber que a agroecologia é uma ciência holística da agricultura, muito mais sofisticada do que a biotecnologia. Declare que os direitos dos agricultores de guardar e trocar sementes, e os direitos dos cidadãos de saber e escolher o que comem, são os princípios fundamentais da democracia alimentar.

Manifeste sua solidariedade aos cidadãos de Vermont, nos Estados Unidos, que estão sendo ameaçadas pela Monsanto depois que o estado conseguiu aprovar uma lei que exige a rotulação de produtos transgênicos.

Comemore com 99% dos agricultores livres de transgênicos do mundo: 18 milhões de agricultores cultivam transgênicos em 27 países do mundo - este número representa menos de 1% da população agrícola mundial. Três cultivares GM (geneticamente modificados) são encontrados em seis países (92% dos cultivos transgênicos) e esses países cultivam principalmente apenas quatro cultivares transgênicos: soja, milho, canola e algodão. Vamos celebrar que 88% das terras aráveis permanece livre de transgênicos.

Vamos marcar nossas vitórias passadas; já vencemos leis injustas de sementes que teriam criminalizado nossa biodiversidade e a liberdade das nossas sementes, e continuaremos vigilantes. A crueldade da máquina de marketeiros implantada para atacar os cientistas e ativistas que defendem a integridade das sementes, dos alimentos e da ciência é a prova de que a indústria da biotecnologia reconhece que suas tecnologias não conseguiram manter nenhuma de suas promessas. Tudo o que a indústria da biotecnologia tem hoje é RP, como evidenciado em nosso relatório "O Imperador transgênico não tem roupas": http://www.navdanya.org/attachments/Latest_Publications9.pdf

Há muito a comemorar. Mas muito mais a se fazer.
Nossas sementes são sementes de resistência; vamos plantá-las juntos.

Junte-se a nós no mês de Ação em Defesa das Sementes Livres, Soberania Alimentar e Democracia da Terra (os Direitos da Mãe Terra).

Vandana Shiva