-->

22 de setembro de 2014

Faltam poucos dias!

Aqui na Chapada dos Veadeiros, os agricultores já estão coletando suas sementes para a IV Feira de Sementes e Mudas, que acontece essa semana, dos dias 25 a 28 de setembro, em Alto Paraíso de Goiás.

2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, assim declarado pela ONU em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo; além disso, a Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros integra a programação internacional do Mês de Ação Global em Defesa das Sementes Livres, Soberania Alimentar e Democracia da Terra, que vai dos dias 20 de setembro a 20 de outubro. Nesse período, movimentos e organizações do mundo inteiro estarão se manifestando para reafirmar o compromisso com uma agricultura mais justa e sustentável, de liberdade para as sementes crioulas, nativas e tradicionais.

Hoje, a perda de variedades locais e tradicionais de sementes, e o consequente declínio da diversidade genética, representa uma ameaça real para agricultura e a soberania alimentar no campo. Esse processo é conhecido como erosão genética, e será o tema da primeira roda de prosa da Feira, no dia 25 à tarde: “Onde Estão Nossas Sementes? Erosão Genética, Tecnologias e Poder”. À noite, um forrózinho com Conrado Pera e Quarteto Buriti, para celebrar a chegada da primavera e a abertura da quarta edição da Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros.

A programação inclui também as oficinas “Sementes Silvestres do Cerrado”, “Extrativismo e Valorização da Sabedoria Tradicional para a Autonomia Alimentar”, e “Gestão de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas”, no dia 26 pela manhã. Na parte da tarde, 4 opções de visitas a campo para conhecer experiências locais de agrofloresta e produção agroecológica, viveiros de mudas, extrativismo e plantas medicinais; e uma vivência de reflorestamento com plantio direto de sementes nativas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

No sábado, dia 27, o dia começa com a roda de prosa: “Trajetória de lutas para resgate, conservação, melhoramento participativo e multiplicação de sementes”. Na parte da manhã, haverão também duas opções de oficinas: “Reconhecimento de Espécies Nativas e Introdução às Técnicas de Coleta de Sementes”, com caminhada pela cidade de Alto Paraíso, e “Técnicas de Plantio para Reflorestamento”. As noites de sexta e sábado encerram com a mostra de filmes “Semeando Cinema”.

A troca de sementes propriamente dita acontece no sábado à tarde, e promete ser bem animada, com DJ Dante Rui e Curadoria Sonora Dancante tocando música brasileira, roda de capoeira angola com a Fundação Internacional de Capoeira Angola, e cortejo do grupo Maracatu Leão do Cerrado.

A feira encerra no domingo de manhã, com um encontro de articulação da Pouso Alto Agroecologia, uma rede de pessoas e organizações comprometidas com o desenvolvimento da agroecologia na Chapada dos Veadeiros.