-->

15 de dezembro de 2012

Exposição de banners exibe ações pró Cerrado na II Feira de Sementes e Mudas

Estudantes do Centro UnB Cerrado mostraram resultados de pesquisas e projetos desenvolvidos na Chapada dos Veadeiros em 2012


Como forma de ‘prestar contas’ à comunidade sobre os trabalhos e estudos realizados na região sob orientação de professores da UnB e tutores do Centro UnB Cerrado, os alunos fizeram uma rodada de apresentações na programação paralela à troca de sementes crioulas e florestais que começava na Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso de Goiás, na tarde do último sábado, 15.

No auditório do Polo da UAB, o espaço foi aberto para um intercâmbio de ideias que estão sendo aplicadas em comunidades rurais, áreas públicas e de proteção ambiental do município e região, a exemplo das pesquisas desenvolvidas este ano no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros por estudantes de graduação da UnB.

Adolescentes e jovens atendidos pelo Programa de Bolsas de Estudos para o Ensino Básico compartilharam suas ações de intervenção por meio de práticas agroecológicas em escolas, assentamentos e povoados, executadas em 2012 e compiladas em quatro cartilhas, lançadas no evento. Três delas reportam as atividades dos projetos desenvolvidos no Assentamento Sílvio Rodrigues/Cidade da Fraternidade, Povoado do Sertão e Moinho. O caderno sobre utilidades, benefícios e fabricação do sabão de tingui, fruto típico do Cerrado, homenageou Dona Flor, de 74 anos. Conhecedora da medicina natural, é ela quem repassa as experiências relatadas no material.


A exposição dos bolsistas dos cursos de fotografia e desenho, e ainda a apresentação de teatro, com ‘Cenas que canto’, formaram uma atração à parte. Retratos da fauna e flora da Chapada dos Veadeiros ganharam vida na encenação e nos registros artísticos dos estudantes do Centro UnB Cerrado.

“O evento foi muito gratificante pra todos nós. Fechamos com chave de ouro esse ano de trabalho, mostrando os diversos resultados alcançados. Essa foi uma pequena amostra de que a pesquisa e a extensão estão se consolidando no Centro UnB Cerrado e junto à sociedade local e regional”, concluiu a diretora da unidade, Nina Laranjeira.